O que preciso saber sobre tecidos - parte 2

                Bom hoje vamos dar continuidade ao assunto tecidos. Falaremos de nomes de tecidos.  Existem alguns nomes que acabam confundindo muita gente, como por exemplo o Linho, que é o nome da fibra mas também é o nome do tecido em si. Porém existem tecidos chamados de Linho que tem em sua composição outra fibra como o algodão por exemplo, esses  são chamados de linho misto. Exitem vários tipos de misturas, então mais importante que o nome do tecido é saber a sua composição, do que ele é feito, e aí sim ver se atende ao que você deseja. 
            A melhor forma de conhecer tecido é através do toque, não tem jeito. Não adianta saber toda teoria, é preciso sentir , pegar no tecido e com o tempo vamos acostumando e mesmo sem saber o nome podemos identificar se um tecido é de fibra natural ou sintética por exemplo.
             O que costumo indicar para meus alunos é o seguinte:  toda vez que comprar um tecido pergunte ao vendedor  qual a composição e anote. Depois faça um mostruário com um pequeno pedaço do tecido e anote o nome e a composição de cada um, assim você poderá montar uma tecidoteca e toda vez que ficar na dúvida é só consultar. Esses da foto são algumas amostras que costumo levar nas aulas junto com essa lupa que dá pra ver bem direitinho a trama do tecido.



            Pensei em fazer aqui uma lista com os nomes e características de alguns tecidos, mas o post ia ficar gigante....rsrsrsrsr... então vou deixar o link aqui de um dicionário de moda muito bom que eu usei muito durante a faculdade, vale a pena conferir.

            Ah e só para constar, que esse e o post anterior, que você pode ler aqui, me referi aos tecidos planos. Mais pra frente falo um pouco sobre malharia.
           
Então por hoje é isso, depois eu volto com mais dicas sobre tecidos.

            Bjks !!!

Comentários